Iniciativa cultural leva cinema e arte a crianças carentes
Projeto Exibição Arte é Folclore PRONAC de Edna Fashion
Edna Aparecida Barbosa, também conhecida como Edna Fashion, é coordenadora, artista, diretora de cinema, roteirista e jornalista, natural de Caldas, Minas Gerais. Atualmente, reside em Mogi Guaçu, onde realiza projetos sociais. Um de seus projetos tem como objetivo levar crianças que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme para as salas de cinema, dando a chance a produtores independentes de mostrar suas obras e divulgando o trabalho de centenas de artistas. As obras da diretora Edna Fashion também farão parte das exibições.
Edna Fashion conta que durante um ano bateu nas portas das grandes empresas em Mogi Guaçu e região para captar recursos, mas todos foram negados. No entanto, em uma viagem ao sul do país para dar palestras em outro projeto de cinema, "Oficinas de Cinema no Sul", ela conheceu Frei Jaime Bettega, que gostou muito de seus projetos sociais anteriores e ofereceu uma parceria. Com essa ajuda, ela conseguiu captar o valor total do projeto da Lei de Incentivo Federal "Antiga Lei Rouanet" na cidade e região de Caxias do Sul.
O projeto tem um ano para acontecer e já está em fase inicial em Mogi Guaçu. Em breve, serão realizadas 20 apresentações em cinemas para mil crianças da Casa Mão Amiga, com patrocínio da população e da empresa patrocinadora. Como contrapartida, haverá palestras e formação audiovisual para 100 crianças, que poderão atuar no próximo filme da diretora Edna Fashion. Além disso, alguns atores estarão presentes durante as exibições para sessões de fotos e autógrafos.
O projeto incentiva a arte, o cinema, os produtores independentes e os atores, e ainda é composto por um grupo remunerado no segmento cultural para realização do projeto, incluindo curadoria, assistentes de produção, monitores, segurança, intérpretes de libras, artistas e outros. Os patrocinadores incluem Bigffer, Orquídea, Brasdiesel, Scania, SAZI, Hidrover, Aço Peças Demore Ltda, Tecbril Indústria e Comércio de Tintas Ltda e Crediarel.
Para promover acessibilidade, alguns filmes contarão com audiodescrição, legendagem descritiva e língua brasileira de sinais (libras). Monitores também estarão disponíveis para ajudar pessoas com deficiência durante a exibição dos filmes. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, como medida de acessibilidade.
Patrocinadores:
Sucesso total Edna Fachion