PATCHWORK NA PASSARELA
Durante os dias 22 a 28 de setembro, está ocorrendo a Fashion Week de Milão com as coleções de primavera/verão 2021. Os desfiles estão sendo realizados de forma mesclada, tanto virtuais quanto presenciais. Serão no total 159 eventos, dentre eles 64 passarelas, sendo 23 de forma física e 41 em digital.
Até o momento, um dos maiores destaques está sendo a grife italiana Dolce & Gabbana, pela coleção apresentada. Rica em cores, os estilistas que elaboraram os looks trouxeram o patchwork à tona, de uma forma moderna e muito estilosa.
Em tradução literal, patchwork significa trabalho com retalhos, o que define um pouco de como este tipo de artesanato funciona. Sua história começa ainda no antigo Egito, quando os Faraós utilizavam vestidos feitos com sobras de tecidos, e depois com a revolução industrial e o surgimento das máquinas de costura, o patchwork foi se aprimorando.
Hoje, ele é uma forma descontraída de artesanato, permitindo que a criatividade flua nas criações, como foi o caso da coleção da D&G. Ele pode ser utilizado para decoração, e está ganhando seu espaço na moda.
O exemplo dado pelos estilistas foi aprimorar este trabalho na confecção de roupas com um estilo moderno, ao qual estamos mais acostumados. Top croppeds, blazers, jeans, vestidos, saias e até botas, dominaram a cena na passarela colorida.
Os tecidos utilizados, são em sua grande maioria, estampados, quebrando a concepção de que a mistura de estampas é brega. Floridos, jeans, poá, animal print e lisos criaram combinações perfeitas, que o mundo da moda certamente verá mais e, se tornará um trend em breve.
Que tal se inspirar com alguns dos looks criados pela Dolce & Gabbana?
Comments